Vivemos numa era de informação abundante, onde a quantidade de estratégias, metodologias e "melhores práticas" é praticamente infinita. No mundo dos negócios, esta realidade reflete-se na incessante busca pelo "método perfeito", pelo "caminho certo" ou pela "estratégia infalível". Eu mesma cai e caio muitas vezes nesta paralisia de análise mesmo sabendo que o caminho perfeito simplesmente não existe!
Sei que cada negócio é único, cada mercado tem as suas particularidades e cada empreendedor tem a sua própria forma de trabalhar. Também que procurar um "caminho certo" universal pode ser uma perda de tempo. Em vez disso esforço-me por me focar em testar, adaptar e encontrar o que funciona para mim e para o mercado onde quero evoluir!
Conhecendo o meu perfil adoto algumas práticas como planear trimestral com muito foco na ação 😀! A mim ajuda-me a evitar a paralisia da análise e garanto que estou sempre em movimento. Por volta de Novembro faço um plano do ano inteiro identificando alguns dos objetivos que gostava de concretizar. A cada 3 meses desdobro-os em mais detalhe. Defino metas claras, ações concretas e revejo mensalmente o progresso. Desta forma, mantenho o foco na ação e garanto que estou sempre a ajustar-me à realidade do mercado onde quero estar!
E no seu caso? Já fez o seu plano trimestral? Talvez seja a solução para testar rapidamente o que funciona, corrigir o que não traz resultados e avançar com mais confiança. Não deverá ser apenas o ato de planear, mas de criar um sistema que favoreça a execução e o crescimento contínuo.
Então… Se sente que está preso no planeamento, à espera do momento ideal para dar o próximo passo, a hora é agora antes de terminar o primeiro trimestre! Não aguarde até ter tudo planeado ao mais pequeno detalhe. Dê o primeiro passo, comece, ajuste no percurso e siga em frente!
Se entender que quer partilhar e transformar a sua estratégia em ação… entre em contato! Vamos conversar em geral sobre desafios relacionados com o DINHEIRO (faturação, lucro, plano tesouraria, cobranças…)com a EQUIPA (formação ou recrutamento de novas competências, responsabilidades, performance…)e com o TEMPO (delegação, supervisão da equipa, atividade que traz valor…).
É hora de entrar em ação! Agende uma reunião comigo e dê o primeiro passo rumo à execução dos seus objetivos!