Porque pensamos sobre determinados assuntos? Digamos que "pensar" quando se trata de reflectir sobre os que fizemos ou queremos fazer ou sobre algo que nos preocupa normal e positivo. O exagero, quando acontece, é sobretudo sobre o passado - "não devia ter dito o que disse", "não devia ter faltado à tal reunião", "não consegui ser suficientemente convincente" ... e pode-se desta forma tornar obsessivo e contraproducente.
A forma como eu gosto de tratar os assuntos que remoem na minha cabeça é escrever sobre os mesmos! Comigo resulta! Creio que resulta porque defini "um processo" para o fazer e que tenho testado ao longo dos anos.
De uma forma geral identifico 2 tipo de assuntos:
- Algo que ocorreu no passado e que não teve o resultado que eu esperava (o que significa que ou eu senti que não estive à altura por ser uma área que eu não domino ou não antecipei alguma informação porque não me preparei devidamente);
- Algo que vai ocorrer no futuro e eu ainda não defini qual a primeira acção para tratar do assunto ou que informação necessito ter ou obter para poder começar...
O antepassado de qualquer acção é um pensamento!
Em qualquer que seja o cenário o "meu processo" é escrever numa folha branca em modo checklist (lista) - No primeiro: o que não correu bem? O que podia ter feito diferente para antecipar? Sabendo que não consigo antecipar tudo como posso fazer numa situação futura? No segundo: qual o resultado esperado? Que informação tenho e qual não tenho e necessito pedir ou pesquisar? Qual o prazo?