Fala-se em procrastinação como o ato de adiar ou atrasar a realização de uma tarefa, compromisso ou atividade substituindo por outras cuja importância ou urgência é menor. É muitas vezes fonte de stress pela sensação de culpa e impacto na produtividade.
Há que compreender a razão ou razões que levam a tal e alguns exemplos podem ser:
1. PERFECCIONISMO: a pessoa perfeccionista segue uma série de requisitos, muitas vezes criados por ela mesma. Quer ter todas as condições e tem que estar perfeitas antes de iniciar algo.
2. MEDO DE FALHAR: a presença deste medo e a ansiedade que ele gera, é um processo emocional natural, tendo em conta, as exigências que temos sejam profissionais, escolares ou pessoais.
3. FALTA CLAREZA: diz Brian Tracy que a Clareza é responsável por 80% do sucesso da nossa vida pessoal, da nossa carreira, dos nossos relacionamentos e dos nossos negócios! Por vezes observo que aliado à falta de clareza está o não entendimento por onde deve começar.
4. AVERSÃO À TAREFA (a realizar): ou porque não dominamos ou porque simplesmente não gostamos. E substituímos por outras mais fáceis sem qualquer relevância no momento.
5. HÁ DESCONEXÃO (em relação ao valor da tarefa no futuro): muitas vezes não entendemos como tal tarefa ou atividade nos pode ajudar no futuro. Ter um site da empresa ou escrever o tal desejado livro são exemplos. Não havendo a visão de como podem contribuir para um melhor negócio ou vida faz com que os adiemos.
6. HÁ CANSAÇO: ou energia para se fazer a tal tarefa. Pode ser por uma noite mal dormida, má alimentação ou temos outras preocupações… ou porque simplesmente é algo exigente e não conseguimos estar focados.
7. FALTA DE PLANEAMENTO: pode ser ausência de planeamento, porque não o sabemos fazer ou desvalorizamos e não o vemos como fonte de clareza pela antecipação dos recursos sejam pessoais, materiais ou temporais.
Então o que sugiro é que faça um reflexão de qual ou quais as razões por adia algo. É mais fácil para os nossos cérebros processarem coisas concretas em vez de abstratas. Sabendo a razão pelo qual procrastina é a primeira ação para que possa agir sobre a causa.