"Ano após ano, um agricultor ganhava o troféu - Milho Gigante - da feira da agricultura do município. Entrava com seu milho na feira e saía sempre com a faixa de vencedor recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessas ocasiões, um repórter de jornal, ao abordá-lo após a já tradicional colocação da faixa, ficou intrigado com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar o seu qualificado e valioso produto. O repórter descobriu que o agricultor partilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos.
- Como pode o Senhor partilhar a sua melhor semente com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano? – indagou o repórter.
O agricultor pensou por um instante, e respondeu:
– Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva-o através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho.
- Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom."
O agricultor sabe que a qualidade do seu milho só poderá ser melhor se a dos seus vizinhos também for. O agricultor sabe que se quiser viver bem tem que ajudar os outros a viver bem e que se quiser ser feliz tem que ajudar os outros a serem felizes!